Mentoreemorfose

por: Carlos Lima

A vida é na maioria das vezes uma corda bamba. Sentimo-nos descompassados!

No nosso dia-a-dia deparamo-nos com situações que requerem aprender e vivenciar.

Um passo de cada vez, ao longo das nossas decisões, escolhas e caminhos.

O resultado final será sem dúvida um processo de transformação interior, tal como acontece numa metamorfose, uma mudança que pode ser muito intensa.

Hoje trago um discurso sobre a metamorfose enquanto uma metáfora da transformação que poderá resultar da relação estabelecida entre um mentorado (alguém com menos experiência) e um mentor (alguém com mais experiência) trazendo para isso algumas histórias pessoais.

 

Primeira história: da licenciatura para o mundo do trabalho!

 

No último ano de licenciatura tive de fazer um estágio académico.

Um dia, após ler as instruções a um candidato sobre o teste personalidade baseado na escolha de cores que iriamos fazer, peço que comece por me indicar então a sua preferência. Não percebi o que me dizia, pedi para repetir, repetir, repetir. Só conseguia perceber "eês". Tive vontade de RIR... mas SORRI e apontei aquilo que me pareciam ser as respostas. Após despedir-me do candidato fugi para uma das salas de provas vazia e ri durante um bom bocado.

Por sorte, tive ajuda de uma mentora durante o estágio, a Vera Saraiva, que me transmitiu o conhecimento prático que precisava no momento, que respondeu às minhas dúvidas, que me fez perceber que os meus medos e receios de falhar eram naturais e que assim me ajudou a desenvolver boas práticas de trabalho que ainda hoje sigo.

Entre umas das boas práticas que me transmitiu foi a de saber adaptar-me às situações, por mais bizarras e caricatas que pudessem ser, mantendo sempre uma postura profissional.

A minha metamorfose tinha começado!

 

Segunda história: Carlos Lima - Invicta, Invicta, Carlos Lima

 

No dia 6 de junho de 2019 vim a uma sessão do Invicta porque gostava de desenvolver as minhas competências de comunicação.

Fui acolhido pelo Miguel que me explicou o formato da sessão e me deu uma agenda para acompanhar.

Assisti a dois discursos (Enfrentar aquela situação discurso do Águia e O segrego discurso da Patrícia).

Hoje voltado um ano estou aqui para vos falar sobre o meu processo de crescimento e da importância de ter um mentor.

A minha metamorfose começa com o meu mentor, o Luís Marrana, conhecido por ser um dinossauro entre os Toastmasters, não pela sua idade avançada, mas pela experiência e que traz consigo o reconhecimento do clube e dos membros, confirmado a cada discurso.

Para o meu primeiro discurso falamos sobre algumas das ideias que tinha e da dificuldade que sentia em articular tudo na perfeição.

E sem olhar para o discurso o Luís disse-me: "Força, avança". Não tem de ser perfeito. Estamos cá para te ajudar a chegar lá no seu devido tempo.

E nesse momento percebi o valor de um mentor: a experiência pessoal, o apoio incondicional, a disponibilidade para ouvir os meus receios, a partilha de estratégias para o sucesso.

E enquanto mentorado, tenho aprendido que é essencial: ter a abertura necessária para receber feedback, refletir sobre as ideias e as sugestões recebidas, a respeitar a disponibilidade do meu mentor, a desafiar-me a atingir os objetivos do percurso que escolhi.

 

A mentoreemorfose, a minha transformação pessoal enquanto mentorado está apenas no início.

Mas quem sabe se um dia poderei ajudar um novo membro a também descomplicar os bloqueios ou a encorajar e ajudar ao atingimento de objetivos num papel de mentor. 
Carlos Lima

Sou um apaixonado pela ligação entre a gestão de pessoas e a tecnologia. 
Encontrei nos Toastmasters um espaço seguro para aprender a comunicar e a liderar sem receio de falhar.

Somos um clube Toastmasters, situado na cidade do Porto, onde através de um ambiente descontraído, afável, seguro, profissional

 e divertido procuramos melhorar as nossas competências de Comunicação e Liderança.

 

Visita-nos todas as Quintas-feiras das 20h às 22h na ANJE.

Torna-te um comunicador e um líder mais confiante!

CONTAcTO

ANJE - Associação Nacional de Jovens Empresários

R. de Paulo da Gama, 4150-589 Porto

  • Black Facebook Icon

Nome *

Email *

Mensagem